Olá pessoal!

Hoje apresento uma invenção genial: os óculos Ray Ban. Notem que só chegaram onde estão por causa da II Guerra Mundial (como sempre) e com uma bela ajuda do cinema.

Aproveitem!

Eduardo Nicholas

RAY-BAN – Estados Unidos. Óculos. 1937.

A Marca Ray BanO Tenente John MacCready curtia fazer algumas aventuras de balão. Certo dia fez uma viajem muito longa e acabou ficando exposto ao sol tempo demais. Apesar de ter usado óculos escuros, seus olhos ficaram irritados por causa do excesso de luminosidade. As lentes que ele usou eram fraquinhas, não deram conta do recado. Com as retinas queimadas ele procurou uma famosa loja de óculos em Nova Iorque, a Bausch & Lomb. Há anos trabalhando com instrumentos óticos, a B&L aceitou a sugestão de MacCready: produzir óculos que tivessem lentes bem escuras e aros grandes, mas sem perder a beleza.

Surgia um protótipo de óculos com novas lentes verdes anti-reflexo, preparadas para impedir a entrada dos raios infravermelho e ultravioleta. E dessa caracterí­stica surgiu o nome da marca, a mistura do termo em inglês raio (Ray) e as três primeiras letras da palavra bannish (banir). Com sua armação dourada e o enorme aro curvado, o Ray-Ban tinha um estilo inusitado, porém elegante, sem deixar de proteger os olhos.

A Bausch & Lomb vendeu o novo modelo para o Tenente MacCready e ele logo mostrou o invento para seus amigos. Rapidamente os óculos tornaram-se famosos entre os militares, especialmente os aviadores. A B&L viu que tinha nas mãos um grande sucesso e abriu uma fábrica só para o modelo. O batizou de Ray-Ban Aviator, dada sua popularidade entre os pilotos.

Até aí­ as vendas eram restritas aos militares. No entanto, com a chegada da II Guerra Mundial o modelo tornou-se famoso no mundo todo de repente. Durante o conflito, um dos Generais mais importantes dos EUA (Gen Ex Douglas MacArthur) foi fotografado chegando numa praia das Filipinas usando um Ray-Ban Aviator. Daí­ para frente todo mundo queria um também, fato que ajudou a popularizar a marca não só entre os militares, mas também entre os consumidores comuns.

Nos anos 50 outro sucesso surgiria, tão poderoso quanto o Aviator. Em 1952 o designer Raymond Stegeman cria o Ray-Ban Wayfarer, um dos primeiros modelos de óculos construí­dos com armação de plástico. Influenciado pelo novo design da época, inspirado em carros com traseira rabo-de-peixe, Stegeman vendeu o protótipo para a B&L. No começo o objetivo deles foi vender o novo modelo para pilotos, mas por sorte ele caiu no gosto de alguns cantores e artistas de Hollywood. Logo o Wayfarer era figurinha carimbada em diversos filmes e o povão alucinava de tanta vontade de comprá-lo.

Depois de duas décadas de sucesso, o Wayfarer sumiu nos anos 70. O modelo quase desapareceu do mercado. No íºltimo suspiro, a Ray-Ban resolveu apostar naquilo que tinha sido o diferencial da marca no passado: a inserção em filmes. Pagou para que vários cineastas fizessem seus atores usarem o Wayfarer nas cenas. Sendo assim, nos anos oitenta os óculos voltam com tudo. Nos próximos 20 anos a Ray-Ban diversificou seus modelos e se firmou como grande marca do setor. Foi comprada por uma grande empresa italiana em 1999, saindo das mãos dos norte-americanos.

Curiosidades de Sobremesa

1 – A Ray-Ban pode ser considerada a dona dos dois mais populares modelos de óculos do mundo. O primeiro deles seria o Ray-Ban Aviator, seguido pelo Ray-Ban Wayfarer, como citado muito usado nos anos 60 (Kennedy, Bob Dylan) e 80 (Tom Cruise, Madonna). Muita gente famosa usa esse modelo até hoje, incluindo o Jack Nicholson. Quando vejo o Wayfarer eu lembro do Léo Jaime, ele usa esse modelo também.

2 – Podemos dizer também que os dois modelos foram os mais falsificados da história dos óculos.

3 – Um Ray-Ban Aviator original custa em média 200 dólares.

4 – O General-de-Exército Douglas MacArthur comandou os aliados na Guerra do Pací­fico, crucial para definição da II Guerra Mundial. Ele foi um dos íºnicos cinco generais cinco estrelas do Exército dos EUA. Casca grossa, MacArthur não era de obedecer ninguém. Por isso foi despedido pelo Presidente dos EUA em 1951.

5 – A Bausch & Lomb já era uma empresa bem antiga quando lançou o Ray-Ban. Ela tinha sido fundada nos EUA em 1853 por dois imigrantes alemães, John Jacob Bausch e Henry Lomb.

Post do Sedentário
Link no Blogroll

Ray Ban

VN:F [1.9.22_1171]
Rating: 3.9/5 (18 votes cast)

Ray Ban, 3.9 out of 5 based on 18 ratings



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...